Projeto de Gás

Projeto de gás é responsável por detalhar o sistema para o uso do gás, seja em equipamentos de cocção (fogões, fornos, chapas, etc.) ou para o aquecimento da água. Exatamente por esse motivo que a sua realização se torna tão importante, a fim de suprir todas as demandas do ambiente com o máximo de funcionalidade.

Projeto de Gás


Como é feito o projeto de instalação de gás?

No projeto de instalação são previstos todos os pontos de utilização e a demanda de gás necessária para aquele local. Um projeto de instalação de gás também irá determinar qual o melhor tipo de abastecimento (Gás natural ou GLP), principalmente levando em conta a disponibilidade de fornecimento de cada um para a região em questão.

Com base nisso, são dimensionados:

  • Tubulações
  • Abrigos
  • Reguladores de pressão
  • Ventilação dos cômodos
  • Entre outros aspectos técnicos e exigências

É importante frisar que o fato de o GLP ser distribuído em botijões não significa que ele não seja regido por normas de segurança e de projeto. Por exemplo, é previsto que esses botijões sejam instalados na parte externa da casa, em abrigos devidamente dimensionados. Também é restrito o uso de botijões dentro de apartamentos, no caso de o edifício ter canalização de gás.

Pontos importantes a serem destacados sobre o Projeto de Gás

1.Necessidade técnica da instalação
O projeto de instalação de gás é regido tanto pelas normas da ABNT quanto pelo do Corpo de Bombeiros. O projeto é requisito obrigatório para que condomínios, empresas e comércios consigam o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) – válido por dois a três anos – e que é obtido após vistoria técnica que atesta o se o projeto e as instalações estão em acordo com a normativa vigente. Isso tudo nos mostra a importância de um projeto de instalação de gás devidamente feito, por profissionais capacitados, seguindo as normas previstas e sendo aprovado pelos órgãos legisladores. O que para algumas pessoas pode parecer um gasto desnecessário momentaneamente, representa na maioria das vezes uma grande economia e bem-estar a longo prazo, principalmente no que tange a manter a si mesmo e as pessoas ao seu redor em segurança e conforto.

2.Segurança
Um bom dimensionamento da tubulação de gás evita vazamentos e permite melhor manutenção no futuro. Além de que uma instalação feita sem projeto pode infligir normas de segurança e utilização, colocando em risco a unidade em questão e sendo passível de penalização. Por exemplo, existem restrições que determinam em que locais ou cômodos da edificação uma tubulação de gás pode passar ou não. Ou então a respeito do distanciamento destas em relação a outras redes, como elétrica e hidráulica, da residência. Também são previstos registros de pressão e válvulas que permitem maior segurança e praticidade de manutenção. Sobretudo, a ventilação dos ambientes que receberão aparelhos a gás é um importante aspecto, que deve ser previsto e verificado de forma a ver se a instalação é segura ou não.

3.Comodidade
Uma das vantagens do GN em relação ao GLP é o abastecimento contínuo, sem necessidade de trocar botijão, o que reflete num considerável conforto ao usuário, já que após feita a instalação ele não precisa mais se preocupar com o fornecimento do mesmo. Além disso, ausência de botijão internamente a residência permite maior aproveitamento de espaço. O Gás Natural também costuma ter melhor pressão se comparado com o GLP, de forma que sua chama é mais constante. Por fim, menor risco de dores de cabeça relacionadas a problemas futuros de mal dimensionamento são sempre um fator bastante atrativo quando se fala em instalação de gás.

 

Orçamento para Projeto de Gás

Solicite o orçamento para Projeto de Gás com a Praise Engenharia, empresa especializada há mais de 10 anos no mercado prestamos serviços técnicos dentro das mais rígidas normas da A.B.N.T e demais normativas vigentes.